O imposto de renda é um assunto que preocupa muita gente, muitos ainda não sabem como proceder ou quando devem ou não declarar o imposto de renda. A Isenção de Imposto de Renda, é um dos assuntos que muitos desconhecem, por esse motivo resolvemos trazer para vocês informações que vão te ajudar a entender melhor quem e como se deve proceder com a Isenção de Imposto de Renda.
Algumas pessoas não precisão se preocupar com a declaração do imposto de renda, isso acontece pelo fato de que elas podem pedir a isenção de imposto de renda 2021, para saber quais pessoas se incluem nesse grupo acompanhe o post que preparamos.

Isenção de Imposto de Renda 2021 – Quem pode pedir?
Uma dúvida constante é “Quem pode pedir isenção de Imposto de Renda 2021?“. Para que você possa resolver essa dúvida vamos te apresentar os 2 grupos que podem pedir a isenção de Imposto de Renda 2021.
- 1° grupo: Pessoa física com mais de 300 mil reais somados em direitos ou bens, parte do patrimônio deve ser em conjunto com o cônjuge ou seu companheiro deste que tenha uma declaração de união estável constando regime parcial de bens. Porém é importante verificar se você não está incluído em alguma outra regra de obrigatoriedade para declarar o imposto de renda.
- 2° grupo: Pessoa que está declarada como dependente na declaração do imposto de renda de outra pessoa, caso você esteja enquadrado neste caso a pessoa que declarar você como dependente deverá estar informando em sua própria declaração de imposto de renda todos os bens, rendimentos e direitos que você possui como dependentes.
Pessoas que são portadores de doenças graves também podem pedir a sua Isenção de Imposto de Renda 2021 verificando se elas se enquadram nas seguintes regras:
Os seus rendimentos sejam aposentadoria, pensão ou reforma (outros casos não são isentos), pode ser incluindo a renda complementos recebidos de entidades privadas e pensão alimentícia.
As doenças que se enquadram nesse caso de isenção do imposto de renda 2021 são:
- Cegueira;
- Fibrose cística (Mucoviscidose);
- Hanseníase;
- Contaminação por radiação;
- Doença de Paget em estados avançados (Osteíte deformante);
- Doença de Parkinson;
- Esclerose múltipla;
- AIDS (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida);
- Alienação mental;
- Hepatopatia grave (observação: nesse casos de hepatopatia grave são isentos rendimentos auferidos a partir de 01/01/2005);
- Neoplasia maligna;
- Paralisia irreversível e incapacitante;
- Tuberculose ativa.
- Cardiopatia grave;
- Espondiloartrose anquilosante;
- Nefropatia grave;
Se você se enquadra em alguma das imposições para pode poder solicitar a isenção de imposto de renda 2021 fique atento aos prazos. Verifique com atenção também todas as regras que são impostas, para que você não corra o risco de estar enquadrado em alguma e assim perder o direito à isenção ao imposto de renda de Pessoa Física 2021. Caso você não seja um dos que podem pedir a isenção não deixe de declarar o seu imposto de renda 2021!