Por causa da desigualdade social latente no Brasil, o Governo Federal oferece uma série de programas sociais, para ajudar as pessoas em situação econômica delicada, como por exemplo, o Bolsa Família.
Enfrentando, o Governo não oferece apenas dinheiro para as pessoas em situação mais vulnerável, como também uma oportunidade para concluir o estudo, fazendo o Ensino Superior em faculdades privadas, sendo financiado por meio de um programa chamado de Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior, mais conhecido como Fies.

Por meio desse projeto, o Governo Federal faz uma espécie de empréstimo para o estudante, porém, com dois grandes benefícios. O primeiro é que os juros desse programa são bastante abaixo do mercado, ficando na marca de 4% ao ano.
Um segundo ponto importante desse projeto, é que os estudantes apenas têm que começar a pagar esse financiamento, depois que eles se formam na faculdade e possuem um emprego, tendo assim, a chance de organizar esse pagamento junto com outras contas a serem quitadas.
Assim, milhares de estudantes veem no Fies 2022 a única forma de concluir o ensino superior e ter desse modo uma chance de crescimento na vida. Por conta disso, é de fundamental importância não errar na hora do preenchimento da ficha do Fies, não correndo assim o risco de ter a sua inscrição cancelada, antes mesmo de ser analisada.
Não preencher o curso errado
Um primeiro erro comum cometido por muitos candidatos ao Fies no momento de fazer a inscrição é o preenchimento inadequado do curso, falando de uma Universidade a qual a pessoa não fez o vestibular.
Por conta disso, é importante sempre conferir atentamente as informações preenchidas, até mesmo o seu nome e endereço, para que você não perca a oportunidade de realizar o aditamento do FIES por erros simples de serem evitados.
Ler duas vezes antes de enviar
Para evitar um preenchimento inadequado dessa sua candidatura para o Fies, uma dica importante é ler duas vezes todas as informações preenchidas, já que assim, você se certifica de que todas elas estão corretas.
Não perder o prazo de inscrição
O candidato pré-selecionado pelo Governo Federal tem um prazo de até cinco dias para confirmar a inscrição no FIES e mandar todos os documentos solicitados, comprovando assim, que ele possui a renda para participar do programa e também que tirou a nota mínima exigida no Enem.
Depois desse prazo, essa pré-inscrição é automaticamente cancelada, fazendo com que você perca a sua chance de ser agraciado com esse financiamento estudantil governamental.
Ficou interessado? Confira a lista de pré-selecionados para o FIES, divulgada pelo Portal Brasil.
Comparecer até uma agência bancária dez dias depois de a documentação ser aceita
Outro prazo comum que normalmente os candidatos ao Fies acabam perdendo é de garantir esse financiamento até dez dias depois que o Governo Federal analisou a sua documentação enviada e deu um aval para a sua inscrição.
Assim, é necessário comparecer em uma agência bancária selecionada pelo Governo e preencher todo o contrato do Fies, garantindo assim o seu financiamento.