É bem verdade que os assuntos políticos exigem um maior envolvimento para serem compreendidos, também é correto afirmar que parte da população não entende de políticas e não gostaria de ter a obrigatoriedade do voto, e infelizmente, é verídica a corrupção nas eleições, principalmente no período de eleições.
As eleições no Brasil acontecem a cada 2 anos, em um período concorrem aos cargos de presidentes, governadores, senadores e deputados; e no período eleitoral seguinte concorrem aos cargos de prefeito e vereador.

O período de mandato deve ser acompanhado pela população, que tem o direito e o dever de cobrar daqueles que foram escolhidos para servir à sociedade.
Ainda em 10 de novembro de 2017, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) publicou o calendário para as eleições 2021. Confira agora os prazos dados aos partidos, candidatos e eleitores.
- 1 de abril de 2021 – O TSE vai disponibilizar até 5 minutos (contínuos ou não) todos os dias, em rádio e televisão, para propagandas de incentivo a participação das mulheres na política, e também para os demais cidadãos sobre as como é o processo eleitoral brasileiro.
- 2 de abril de 2021 – O candidato precisa estar filiado ao seu partido até esta data.
- 4 de maio de 2021 – O eleitor tem até esta data para modificar sua situação eleitoral, seja por transferência domiciliar, regularização ou transição de seção.
- 13 de junho de 2021 – Nomeação das pessoas que irão atuar nos locais de votação.
- 20 de julho de 2021 – Ficam autorizadas aos partidos, ações para definir os candidatos.
- 3 de agosto de 2021 – Prazo para solicitação de 2ª via do título fora do domicílio eleitoral.
- 16 de agosto de 2021 – Propaganda eleitoral liberada.
- 26 de agosto de 2021 – Início da propaganda eleitoral nas emissoras de rádio e televisão;
- 22 de setembro de 2021 – Último dia para solicitar a 2ª via do título, para os eleitores em seu domicílio eleitoral.
- 27 de setembro de 2021 – A partir desta data nenhum eleitor poderá ser preso ou detido, exceto em casos de flagrante, obedecendo uma sentença criminal de crime sem fiança, ou por desrespeito a salvo conduto.
- 29 de setembro de 2021 – Término da propaganda eleitoral nas emissoras de televisão e rádio.
- 2 de outubro de 2018 – Primeiro turno das eleições.
- 30 de outubro – Segundo turno das eleições.
Eleições 2021: Consulta de Candidatos
Antes de votar é importante pesquisar sobre a trajetória daquele candidato, mesmo que você tenha ouvido sobre as boas ações que ele tenha feito.
O TSE disponibiliza um link para que você veja quais são os pré-candidatos e depois do prazo estabelecido para a confirmação do cadastro, eles passam a ser de fato candidatos aos cargos.
Até o momento o link não foi disponibilizado, mas quando isso acontecer iremos disponibilizá-lo aqui.